Conversa no carro, num destes dias.
- Mamã, os carros compram-se, custam dinheiro?
- Claro que sim, Laura, aliás, tudo aquilo que tu vês e usas custa dinheiro, desde as casas, à mobília, aos livros, à roupa, aos alimentos... TUDO! (blá, blá, blá, nesta linha de raciocínio)
- Percebo, TUDO custa dinheiro e os crescidos têm de trabalhar para poder comprar as coisas.
- Isso mesmo. Percebeste?
- Percebi, mamã
(Silêncio, quase consegui ouvir as ideias dela a borbulhar dentro daquela cabeça!)
- Mamã, se TUDO se compra... as árvores compram-se?
- Na natureza, Laura, há árvores que nasceram sozinhas e que ninguém plantou, mas há outras, aquelas que dão a fruta, que se plantam. Para ter essas temos de comprar uma sementinha e plantar na terra.
- E as pessoas, mamã, também se compram?
(Ups, aqui fiquei um cadinho aflita e estive tentada a explicar-lhe uma ou outra coisa relativamente ao dinheiro, à corrupção, aos interesses que unem as pessoas e as fazem, quantas vezes, esquecer valores e crenças pessoais, ao negócio do tráfego humano que existe até na Europa, à exploração do trabalho infantil, enfim... mas respirei fundo e pensei para mim - Ela é muito à frente, mas só tem 4 anos... Hellllooooo!!!)
- Laura, as pessoas trabalham para ter dinheiro para comprar coisas, mas não podes usar esse dinheiro para comprar pessoas...
- Ah, percebi tudo mamã!
(Ufa...esta miúda dá-me a volta ao discurso... e às ideias!)
:o)
De
C. a 20 de Novembro de 2011 às 18:37
Ontem à mesa a minha E. ( de 7 anos , logo crescidinha) perguntou-me porque fabricam armas. Se as armas servem para matar, porque são autorizadas as fábricas de armas! Ainda lhe expliquei algumas coisas sobre o poder, a ganância etc...A conversa ficou com um grande ponto de interrogação de " mas como é que há pessoas que querem matar outras, que sabem que magoa e que querem fazer na mesma?". Ser criança é tão bom... tudo é fantástico e calmo. Pena que a minha princesa já esteja a crescer e a descobrir a realidade do nosso triste mundo...:(
Mantém a inocência e o mundo maravilha em que ela vive, porque é tão bom! As coisas más...eles acabam por descobrir, e aí explicamos da melhor forma que conseguirmos. Mesmo se , nós próprios, não conseguimos entender muito bem o porquê das muitas atitudes do Homem.
Beijinhos e boa semana.
Ai, temos de responder a tantas dúvidas e explicar tantas coisas que são praticamente inexplicáveis! Elas que venham, a malta é forte... e criativa!
beijos e mil sorrisos
:o))
De
Raquel R. a 20 de Novembro de 2011 às 20:31
hehe...
:o)))))
beijos e mil daqueles lá de cima
:o)
De mamãdacaroxinha a 27 de Novembro de 2011 às 23:59
Bem ela começa com a perguntas difíceis mas deixa-me dizer que tu não te sais nadamal na criatividade de lhe responder de forma a que perceba!
Assim é que é bom crescer :)
Há que não negar respostas, acho isso fundamental, dêmos nós a voltas que tivermos de dar...
beijos e mil sorrisos
:o))
sorri-me