Desde hoje que "recuperámos" a nossa sala - a Laura tem, agora, o seu quarto de brinquedos/brincadeira. Era o chamado "quarto de visitas", mas não se justificava ter uma divisão para este efeito quando a garota, tendo o quarto dela no 1º andar, acabava por ocupar a nossa sala com os seus brinquedos e brincadeiras. Tirámos a cama, transferimos para lá tudo quanto lhe pertence e... voilá! Está encantada. Sente-se orgulhosa e crescida por ter uma sala de brincadeira só para ela. Agora vamos transformar a divisão num miminho, comprando módulos que permitam a arrumação/organização de tudo o que sejam jogos, livros, legos, bonecas, etc e tal.
Esta decisão foi bastante ponderada. Não queria que ela sentisse que a estávamos a afastar de nós e da sala. Sempre partilhámos o mesmo espaço, ela com as suas brincadeiras e nós com a televisão ou o portátil. Muitas vezes as brincadeiras acabavam por ser a dois ou a três, conforme os casos. Por outro lado, desde tenra idade que está habituada a brincar sozinha e a estar na sala sem mais ninguém. Nunca foi uma criança dependente da presença do adulto e sempre me permitiu realizar os meus afazeres sem que me obrigasse à sua presença - abençoada! Vamos ver...
Entretanto, foram reforçadas duas regras importantes:
. tem de arrumar os brinquedos depois de brincar, como já fazia antes. A sala deve estar sempre arrumada quando ela não está lá...
. pode trazer os brinquedos para a sala ou o resto da casa, mas quando acabar de brincar os brinquedos devem regressar à sua sala e devem ser arrumados.
Para já, passou a tarde por lá, encantada e vaidosa. E já começámos a ganhar - praticamente não viu televisão o dia inteiro!
:o)