É sabido que, na generalidade, os hábitos de leitura são praticamente nulos. Não é segredo que a leitura imposta nem sempre - ou quase nunca - resulta. Todos os estratagemas são válidos para levar as crianças/jovens a lerem pelo prazer de ler. Iniciativas como o Plano Nacional de Leitura, implementado em todos os níveis de ensino com carácter obrigatório, são importantes e válidas. No entanto, esta problemática é muito mais complexa e passa por situações tão graves quanto a falta de sentido critico relativamente ao que se lê.
O exemplo que se segue retrata uma situação recente. Trata-se de uma resposta a uma questão de um teste de Ciências Físico-Químicas dada por um aluno meu, do 7º ano, neste final de período. É claro que a primeira reacção é rir a bandeiras despregadas, como é uso dizer, mas analisando a coisa a fundo, é grave...
Pergunta
Comente a frase:
"Os astronautas pesam menos na Lua do que na Terra, mas não ficam mais magros."
Resposta
Os astronatas pensam menos na Lua do que na Terra, na Lua os astronautas tão sempre a rodar de um lado para o outro e têm mais dificuldades a pensar e na Terra há mais ar puro e dá para pensar melhor.
Há criatividade - que há! Há originalidade - que há! Mas, caramba, como é possível ler pensar em vez de pesar e achar a questão normal???? Onde está o senso comum que nos leva a achar estranhas algumas situações e a reflectir sobre elas?! Para compor o ramalhete, a questão anterior a esta era um problema em que o aluno tinha de calcular o valor do peso de um corpo com 50 kg, na Terra e na Lua. Enfim, sem mais comentários...