Chegou a altura das explicações. Depois disto, há que satisfazer a curiosidade de alguns. Vamos aos factos!
- o IRS cá em casa tem sido da minha responsabilidade. Faço-o na net desde que instituíram o sistema;
- este ano, depois de subtmeter o documento e ter recebido um mail a dizer que estava tudo ok e podia imprimir o comprovativo, recebi uma carta registada das Finanças comunicando que tinhamos de apresentar documentação que justificasse as despesas de saúde declaradas. Até aqui tudo bem - tinha sido eu a fazer tudo, as contas estavam certinhas e nós somos cidadãos honestos, nada a temer! O sistema deve fazer a selecção dos contribuintes de forma aleatória e calhou-nos a fava!
- só imprimi o comprovativo da nossa declaração no dia em que fui às Finanças. Acabei por dar uma vista de olhos no dito, dando mais atenção aos valores inseridos por mim. Qual não é o meu espanto - e o meu pânico! - quando, na parcela das despesas de saúde, estava declarada a bela quantia de 10.---.-- euros! Medo, muito medo!!! Facilmente constatei que coloquei um número a mais, o que fez com que a quantia avançasse mais uma casa. Mais de 10 mil euros declarados e documentação que justificava apenas mil e pouco! Ai! Tudo me passou pela cabeça - acusação de fraude fiscal, burla comprovada, intenção de lesar o estado, eu sei lá!
- nas Finanças fui logo atendida e, a medo, lá mostrei a carta registada que tinha recebido e, sem sequer dar à outra pessoa oportunidade de dizer mais que um Bom dia, em que posso ajudá-la?, disparei... Que já tinha descoberto o erro, que tinha sido eu que colocara um número a mais, que os recibos estavam ali e que isso poderia ser facilmente comprovado, que nunca tinha acontecido, que lamentava imenso... Resposta imediata, acompanhada de um sorriso compreensivo e condescendente - Acontece frequentemente. Basta que faça um documento de substituição, corrigindo o valor incorrecto. Só assim... sem pedirem documentos, sem mais nada... E eu que já me imaginava com registo criminal, penalizações fiscais e o diabo a quatro... Ai!
:o))